2014 - A Origem do Plástico
O termo "PLÁSTICO" deriva do adjetivo grego PLASTIKOS que significa "moldáveis", característica essencial destes materiais.
Os plásticos são constituídos por grandes cadeias moleculares, os polímeros. Do grego, poli, que significa muitas, e mero, partes.
Existem polímeros naturais e sintéticos. Os polímeros naturais podem ser encontrados em organismos animais e vegetais e já são usados há milhares de anos. Os polímeros sintéticos são produzidos industrialmente e dão origem aos plásticos.

Terão começado com a descoberta em 1851 da ebonite, uma borracha modificada que pode ser considerada como o primeiro plástico termoendurecível.
Em 1860 o inglês Alexandre Pakers iniciou estudos com nitrato de celulose, um tipo de resina que ganhou o nome de "Parkesina". Na mesma década, John Hyatt, conduziu as primeiras experiências com nitrato de celulose, aperfeiçoando a celulóide, procurando um material substituto do marfim.
Em 1909, Leo Baekeland criou a baquelite, o primeiro polímero realmente sintético, podendo ser considerado, portanto, o primeiro plástico.
Nos anos 30 foi criado um novo tipo de plástico: a poliamida (comercialmente chamada de Nylon).

Após a Segunda Guerra Mundial foram criados outros, entre os quais o polietileno de baixa densidade. O polietileno é, quimicamente, o polímero mais simples. Devido à sua alta produção mundial, é também o mais barato, sendo um dos tipos de plástico mais comuns.

Nesse período, os plásticos difundiram-se no quotidiano das pessoas de tal forma que não é possível imaginar o mundo de hoje sem eles.
Depois da II Guerra Mundial, surgiu o polipropileno (PP) e os novos graus do polietileno: o polietileno de alta densidade (PEAD).
Os plásticos rapidamente conquistaram os mercados da embalagem, dos materiais de construção, dos artigos elétricos e utilidades domésticas, etc.