2018 - O plástico é mesmo mau para o ambiente?
Rádio Renascença  -  05 jun, 2018 - 09:58
O plástico não é o grande problema ambiental que se quer fazer crer e a indústria do setor “está na primeira linha das preocupações ambientais”. A garantia é dada esta terça-feira na Renascença pelo presidente da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos.
“Para transformar uma tonelada de plástico necessitamos de muito menos energia do que qualquer outro material que o pudesse substituir”, explica.
Apontando dois estudos recentes dos Ministérios do Ambiente da Dinamarca e do Canadá, o responsável sublinha que “o saco de plástico é cerca de 19 vezes mais ecológico do que qualquer substituto desse saco”.
“A questão dos sacos de plástico é, pois, uma história muito mal contada”, conclui Pedro Colaço, convidado da Manhã da Renascença neste Dia Mundial do Ambiente.
Então, qual o problema do plástico?
O problema é o que se faz com ele. “Como o plástico é altamente descartável, os seres humanos são muito negligentes. Muitos de nós, muito facilmente, largamos na natureza o plástico e é esse o problema: não é o plástico, é o comportamento das pessoas”, defende o representante dos industriais do setor.
O facto de o plástico não ser biodegradável “também faz com que seja fácil de recolher”, destaca. Mas o que é que acontece?
“Na Europa, por exemplo, apenas 2% vai parar ao oceano. Mas, há outras partes no mundo, e nomeadamente a Ásia, em que há grandes quantidades de material que estão a entrar no oceano”, exemplifica para concluir que, “mais uma vez, isto tem a ver com a educação, com a cultura e isto é um problema absolutamente global”.
Então o que podem os consumidores fazer?
Os portugueses “podem começar por, em casa, fazer a recolha das embalagens de plástico, levá-las ao ecoponto e colocá-las no sítio certo”.
E, ainda em casa, ter o cuidado de “não as contaminar – ou contaminá-las o menos possível – com os resíduos biológicos”. A indústria pode, assim, “utilizar estas embalagens o mais rapidamente possível." (...)"